Você sabe gerenciar seus custos de maneira estratégica?

Autora: Rosane Machado**

O ciclo de vida dos produtos era mais longo antigamente, em decorrência da sua durabilidade, a concorrência era regional não exigindo que as empresas fossem grandes e velozes nos seus avanços, em se tratando da sua atuação na cadeia de valor a qual pertencia.

Cabe dividir o conceito de cadeia de valor em duas partes: a cadeia de valor interna, que corresponde a todas as atividades e processos desenvolvidos internamente até que o produto esteja disponível ao consumidor e a cadeia de valor externa, que engloba todos os elos (empresas) desde o nascimento dos insumos até o descarte do produto após seu consumo. É na cadeia de valor externa que estão as oportunidades de negócios e parcerias atreladas ao nosso relacionamento com: fornecedores, clientes, concorrentes e demais parceiros de negócio.

Na gestão de custos tradicional, as melhorias se limitam ao controle e a análise dos custos na cadeia de valor interna. O foco fica centrado na gestão dos custos fixos e variáveis, atrelados ao processo, é usual o acompanhamento com o uso da ficha técnica dos produtos, o controle e acumulo por centros de custos, a definição dos critérios de rateio para a apuração da lucratividade costuma ser feita por famílias de produtos e/ou unidades de negócio. O sistema automatizado e integrado entre as áreas passa a ser um grande aliado para uma gestão de custos eficiente.

Para aqueles que ainda não tem um bom controle de custos implantado, fica aqui registrado um grande alerta, você está muito atrasado! Considerando a atual dinâmica dos negócios, gerir os custos apenas de forma tradicional “NÃO BASTA”!

O avanço tecnológico, as mudanças no padrão de consumo e a globalização da concorrência exigem uma gestão de custos com um olhar estratégico, ter como apoio somente análises da cadeia de valor interna não será suficiente para a permanência no mercado e a sua escalada ao sucesso.

A gestão estratégica de custos está intimamente ligada ao processo de melhoria contínua das empresas, envolvendo os relacionamentos entre seus elos e principalmente a sua performance e lucratividade.

Com ela o estudo dos custos não se limita unicamente a análises do processo e do produto (cadeia de valor interna), vai muito além, considera também estratégias que envolvem a cadeia de valor da empresa como um todo. 

São decisões típicas da gestão estratégica de custos: a terceirização total ou parcial da produção, combinações de negócios entre empresas parceiras, fusões, cisões, aquisições ou até mesmo a abertura de novas unidades ou negócios em outras cidades/estados.

O cenário atual é terreno fértil para muitas oportunidades, infelizmente muitos empresários tomam estas decisões contando unicamente com a sua intuição. O que em alguns casos, causa grandes estragos no negócio das companhias, desperdiçando muitas vezes tempo e dinheiro.

O apoio de profissionais que entendem não somente da gestão de custos, mas, de estratégia, tributação e configurações societárias torna-se indispensável para a transformação de oportunidades em grandes negócios.

E você? Sabe gerenciar seus custos de maneira estratégica?

Dica Bônus: A Roma Business é especialista em gestão econômica, financeira e processos administrativos-financeiros, ter ao seu lado um time de especialistas pode ser mais viável do que você imagina. Busque profissionalizar a sua gestão e os seus processos. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Sobre a autora:

É empreendedora, Professora de MBAs, Palestrante, Mentora e Consultora empresarial. Mestre em Controladoria e Finanças.  Contadora. Atua a mais de 20 anos com gestão em empresas familiares. Autora de livros e artigos na área de gestão e governança. Fundadora da Roma Business Consulting @romabc & @romabusinesscollege. Possui atuação focada nas melhores técnicas e estratégias para profissionalização e governança de empresas familiares. Principais seguimentos de atuação: Varejo de combustível, área médica, indústrias metalmecânica e bares e restaurantes.

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