7 atitudes capazes de mudar a vida financeira da sua empresa!

7 atitudes capazes de mudar a vida financeira da sua empresa!

7 atitudes capazes de mudar a vida financeira da sua empresa!

Chega um momento em que é preciso “virar o jogo”. Me refiro não somente a aquelas empresas que estão com dívidas, mas, toda e qualquer empresa que deseja profissionalizar a sua gestão e com isso mudar a situação financeira.

Coloque em prática estas sete atitudes, inserindo-as no gerenciamento financeiro do seu negócio e transforme os resultados do seu negócio.

1 – Estabeleça um bom plano financeiro.

Este plano servirá como um guia para que sua empresa não desvie do foco financeiro que foi definido.

2 – Monitore o fluxo de caixa.

O controle diário de entradas e saídas irá permitir que você gerencie exatamente onde o dinheiro da empresa está sendo utilizado. Assim você poderá traçar estratégias mais eficazes.  Lembre-se de ter o controle do caixa não é o mesmo que ter um controle de contas a pagar e a receber. O controle do fluxo de caixa é mais amplo e inclui a auditoria dos saldos bancários e as projeções de fluxo de caixa.

3 – Gerencie bem os custos

O bom gerenciamento dos custos permite melhorias no processo que com o tempo podem gerar lucros expressivos. Estratégias como a modificação do mix, automação do processo, terceirização, entre tantas outras podem ser adotadas quando há um bom controle de custos.

4 – Cuide do Score de crédito

Uma boa estratégia pode ser a alavancagem com dinheiro de terceiros, como bancos por exemplo.  A compra daquela máquina que vai otimizar a produção e ampliar os lucros, o incremento no capital de giro para melhorar o crédito ou até mesmo sair do aluguel para um prédio próprio que inicialmente pode ser financiado. Estas estratégias podem ser adotadas com boas condições, caso existam boas linhas de crédito.

5 – Gerencie a inadimplência

O prazo que é concedido aos clientes, as modalidades de recebimento e as práticas de cobrança afetam significativamente a retenção de capital de giro. Em muitos casos levam a empresa ao endividamento rapidamente. Fique atento a isso e gerencie de perto a inadimplência para evitar perdas financeiras.

6 – Domine o cálculo dos preços

Precificar de forma estratégica exige conhecimento não somente do mercado. É necessária a compreensão de todos os gastos e o planejamento o lucro desejado. Vender com prejuízo ou com baixa lucratividade vai atrasar o desenvolvimento do seu negócio!

7 – Defina regras para as retiradas dos sócios

Pró-labore e lucro não são a mesma coisa. E o caixa da empresa, não é a carteira do sócio! Remunerar bem o capital investido pelos sócios é fundamental, para isso é indispensável que haja controle além de políticas para a retiradas.

E aí? Você está disposto a mudar a vida financeira da sua empresa?      

Não espere as dificuldades chegarem!  Chegou a hora de poder contar com ajuda profissional qualificada em gestão, que fará a diferença no seu negócio!  Fale com um consultor especializado da RomaBC! Deixe aqui seu contato para que possamos conversar:

Fale com a nossa equipe!

Sobre autora:

Rosane Machado

É Consultora empresarial, Palestrante, Contadora e Mestre em Ciências Contábeis. Possui larga experiência na área de contabilidade gerencial, com ênfase em gestão estratégica de custos, gestão de riscos e controladoria. Atuou em empresas multinacionais, na área de controladoria. Atuou como professora de graduação presencial e EAD em Universidades como: Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, Centro universitário FEEVALE, Faculdades Monteiro Lobato, entre outras. Foi Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e do Núcleo de Apoio Fiscal- NAF. Participou do grupo de pesquisa Gestão de Tecnologia da Informação (GTI); É autora de artigos científicos e livros na área de contabilidade gerencial e Internacional (IFRS). Atualmente é Diretora de Controladoria da Roma Contabilidade e consultoria, professora de pós-graduação MBAs na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); UNILASALLE; FAPA e ULBRA, nas áreas de contabilidade gerencial, societária, internacional (IFRS) e Administração Financeira e Palestrante de cursos de curta duração (Extensão) em diferentes instituições, entre elas: ACI, ACIS, SULPETRO e ABRASEL.