7 atitudes capazes de mudar a vida financeira da sua empresa!

Autora: Rosane Machado (@rosane_machado_)

Chega um momento em que é preciso “virar o jogo”, me refiro não somente aquelas empresas que estão com dívidas, mas toda e qualquer empresa que deseja profissionalizar a sua gestão e com isso mudar a situação financeira.

Coloque em prática estas sete atitudes, inserindo-as no gerenciamento financeiro do seu negócio e transforme os resultados do seu negócio.

1 – Estabeleça um bom plano financeiro.

Este plano servirá como um guia para que sua empresa não desvie do foco financeiro que foi definido.

2 – Monitore o fluxo de caixa.

O controle diário de entradas e saídas irá permitir que você gerencie exatamente onde o dinheiro da empresa está sendo utilizado. Assim você poderá traçar estratégias mais eficazes.  Lembre-se, ter o controle do caixa não é o mesmo que ter um controle de contas a pagar e a receber. O controle do fluxo de caixa é mais amplo e inclui a auditoria dos saldos bancários e as projeções de fluxo de caixa.

3 – Gerencie bem os custos

O bom gerenciamento dos custos permite melhorias no processo que com o tempo podem gerar lucros expressivos. Estratégias como a modificação do mix, automação do processo, terceirização, entre tantas outras podem ser adotadas quando há um bom controle de custos.

4 – Cuide do Score de crédito

Uma boa estratégia pode ser a alavancagem com dinheiro de terceiros, como bancos, por exemplo. A compra daquela máquina que vai otimizar a produção e ampliar os lucros, o incremento no capital de giro para melhorar o crédito ou até mesmo sair do aluguel para um prédio próprio que inicialmente pode ser financiado. Estas estratégias podem ser adotadas com boas condições, caso existam boas linhas de crédito.

5 – Gerencie a inadimplência

O prazo que é concedido aos clientes, as modalidades de recebimento e as práticas de cobrança afetam significativamente a retenção de capital de giro. Em muitos casos levam a empresa ao endividamento rapidamente. Fique atento a isso e gerencie de perto a inadimplência para evitar perdas financeiras.

6 – Domine o cálculo dos preços

Precificar de forma estratégica exige conhecimento não somente do mercado, mas também é necessário a compreensão de todos os gastos e o planejamento do lucro desejado. Vender com prejuízo ou com baixa lucratividade vai atrasar o desenvolvimento do seu negócio!

7 – Defina regras para as retiradas dos sócios

Pró-labore e lucro não são a mesma coisa, o caixa da empresa, não é a carteira do sócio! Remunerar bem o capital investido pelos sócios é fundamental, para isso é indispensável que haja controle além das políticas para a retiradas.

E aí? Você está disposto a mudar a vida financeira da sua empresa?        

Não espere as dificuldades chegarem!  Chegou a hora de poder contar com ajuda profissional qualificada em gestão, que fará a diferença no seu negócio! 
CLIQUE AQUI e fale com um consultor especializado da RomaBC!

*Sobre a autora:

Rosane Machado é empreendedora, Professora de MBAs, Palestrante, Mentora e Consultora empresarial. Mestre em Controladoria e Finanças.  Contadora. Atua a mais de 20 anos com gestão em empresas familiares. Autora de livros e artigos na área de gestão e governança. Fundadora da Roma Business Consulting @roma_bc & @romabusinesscollege. Possui atuação focada nas melhores técnicas e estratégias para profissionalização e governança de empresas familiares. Principais seguimentos de atuação: Varejo de combustível, área médica, indústrias metalmecânica e bares e restaurantes.

Nós impulsionamos a sua evolução.

Fale conosco.