O ponto de equilíbrio é quando os produtos vendidos ou serviços prestados pagam todos os custos e despesas fixas e variáveis, mas ainda não sobra nada de Lucro para o empresário e seus sócios, nem para investimentos ou liquidação de dívidas.
Por que é tão importante? É a partir dele que os lucros se iniciam, além de elucidar as análises de posicionamento e precificação da empresa.
Quando você domina e calcula o ponto de equilíbrio da sua empresa, você consegue avaliar outros indicadores como, por exemplo, o nível de segurança do seu negócio (margem de segurança operacional).
Você não precisa se prender ao uso do ponto de equilíbrio (onde o lucro é zero), além dele você pode calcular o ponto de equilíbrio + lucro desejado e o resultado deste calculo utilizar para determinar suas metas de vendas, afinal o objetivo de toda empresa é ser lucrativa e não ficar no ponto de equilíbrio.
Para empresas que possuem endividamento, indica-se o cálculo do ponto de equilíbrio + parcela de dívidas a serem pagas. De posse desta informação fica muito mais fácil determinar o volume de vendas necessário para sair da famosa “bola de neve” de forma planejada.
Existem três principais tipos de ponto de equilíbrio: o contábil, o financeiro e o econômico.
- Ponto de equilíbrio contábil
Os custos e as despesas fixas são divididos pela margem de contribuição, tendo, assim, o valor necessário para igualar os gastos e começar os lucros.
Ponto de equilíbrio contábil = (custos e despesas fixas) / (margem de contribuição unitária ou %) - Ponto de equilíbrio financeiro
Ele possui apenas uma diferença em relação ao contábil, que é a exclusão da conta depreciações e outras despesas que a empresa não precisa necessariamente desembolsar, mas que são computadas no DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).
Ponto de Equilíbrio Financeiro = (Custos e despesas fixas – depreciação, amortização, variação cambial e exaustão) / (margem de contribuição unitária) - Ponto de equilíbrio econômico
Por último, o ponto de equilíbrio econômico. Ele considera o custo de oportunidade para indicar o quanto é necessário faturar para equilibrar esse fator e tornar a opção vantajosa.
Ponto de Equilíbrio econômico = (Custos e despesas fixas + custo de oportunidade) / (margem de contribuição unitária)
E você, já usa algum deles? Conte para nós nos comentários.✍