9 dicas práticas para aumentar a lucratividade da sua empresa em 2021

Data

Autora: Rosane Machado**

Você já deve ter ouvido falar, ou conhece alguém que fez alguma ação que desencadeou em um grande prejuízo! Muitos na busca por mais lucro, sem medir as consequências, cresceram desenfreadamente, sem planejar a execução e sem se preocupar com a entrega perdendo clientes, já alguns investiram mais do que era possível e se afundaram em dívidas por gastar mais do que deviam.

Para aumenta a lucratividade não basta somente vender mais, o lucro não tem relação somente com as vendas, já que ele é uma medida do resultado da operação. Para mensurá-lo é necessário subtrair das vendas todos os custos e gastos relacionados aquele período, a sobra desta subtração resultará em lucro ou prejuízo. Assim, é necessária uma análise mais ampla de tudo que interfere neste resultado, por isso preparei algumas dicas que funcionam na prática e que podem te ajudar:

1 – Escolha seus clientes e produtos – Estude constantemente seu mix de produtos e elimine aqueles que te deixam prejuízo, mesmo que você tenha apego por eles, os de baixa lucratividade deve ser eliminados do portfólio, só mantenha se houver uma grande estratégia atrelada.

2 – Aposte em estratégias de marketing de baixo custo – Abuse nas ações de baixo custo relacionadas a marketing e a vendas online, atualmente existem inúmeras alternativas.

3 – Pense em novas estratégias – Se reúna com os demais gestores da sua empresa e reflitam sobre o rumo do negócio, na maioria dos casos basta um turno por mês. Reserve esse espaço em sua agenda, analise os resultados obtidos e o planejamento das ações futuras.

4 – Avalie o custo tributário – Saia da zona de conforto e vá atras de profissionais que podem realmente te auxiliar na redução do seu custo tributário. Infelizmente muitos empresários ficam parados quando o assunto é tributos; muitos pagam mais impostos do que devem e existem inúmeras legislações que podem beneficiar as empresas. Quer aumentar seu lucro? Invista em uma boa assessoria tributária.

5 – Corte, Controle de Custos e Despesas – A dica aqui é: tenha controle dos gastos! Assim a redução ficará mais fácil. Parcerias, troca de fornecedores e novas negociações costumam trazer excelentes oportunidades. Caso seu problema seja o fixo, elimine o desperdício, reduza a estrutura, avalie as atividades dos seus colaboradores e busque otimizar seus processos. Renegocie, reduza um pouco em cada conta no final do ano assim você alcançará uma grande economia.

6 – Revise seus preços – O preço deve refletir a sua estrutura de gastos, embutindo a ele a margem de lucro que você deseja alcançar. Para se manter competitivo e definir adequadamente estratégias de precificação você deve dominar o custo dos seus produtos e com base nele definir seu preço parâmetro. Assim você saberá exatamente quanto pode lucrar em cada item. Não sabe calcular? Estude, aprenda ou contrate um profissional para implantar para você, nós da RomaBC ministramos diversos cursos e atuamos em consultorias nesse tema.

7 – Profissionalize e use a tecnologia a seu favor – Investir em um excelente sistema e não usar nem sequer a metade da sua capacidade é uma falha comum! Se você tem dificuldade com seu processo administrativo e financeiro, busque profissionalizá-lo e use a tecnologia ao seu favor para que seja possível melhorar a sua informação, lembre-se que uma informação de qualidade é fundamental para sua tomada de decisão.

8 – Pense no longo prazo – Ampliar os horizontes e traçar um plano estratégico vai a longo prazo aumentar seus lucros. Se houver a necessidade de algum tipo de investimento, planeje bem cada passo, faça sem impulso e com organização, assim a chance de você obter um resultado com redução de gastos e ampliação do lucro é grande.  Planeje a compra de equipamentos mais modernos, a contratação de profissionais mais experientes, a melhoria da infraestrutura e contratação de consultorias especializadas, isso irá alavancar seus números.

9 – Invista em bons profissionais – Se você quiser ampliar a escala e maximizar os lucros vai precisar de ajuda de outras pessoas. Além da equipe interna, invista em um time de apoio especializado no que você precisa ter mais força, seja em finanças, tributação, processos, isso será revertido em grandes retornos.

Ampliar os negócios, os lucros e a produtividade é desejo de muitos empresários. Para que você esteja pronto para ampliar a sua lucratividade se faz necessária a avaliação constante dos resultados, implantação de processos administrativo-financeiros e definição de estratégias. 

Dica Bônus: A Roma Business é especialista em gestão econômica, financeira e processos administrativos-financeiros, ter ao seu lado um time de especialistas pode ser mais viável do que você imagina. Busque profissionalizar a sua gestão e os processos, não imagine que isto é somente para empresas de grande porte. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

**Sobre a autora:

É empreendedora, Professora de MBAs, Palestrante, Mentora e Consultora empresarial. Mestre em Controladoria e Finanças.  Contadora. Atua a mais de 20 anos com gestão em empresas familiares. Autora de livros e artigos na área de gestão e governança. Fundadora da Roma Business Consulting @romabc & @romabusinesscollege. Possui atuação focada nas melhores técnicas e estratégias para profissionalização e governança de empresas familiares. Principais seguimentos de atuação: Varejo de combustível, área médica, indústrias metalmecânica e bares e restaurantes.

Como evitar custos elevados com a sua folha folha de pagamento

Se você ainda fica na dúvida do que fazer com a sua folha de pagamento, saiba que cada empresa tem sua particularidade, e cada funcionário pode ter seu custo, e é muito importante a empresa conhecer todos os aspectos que envolvem o custo dos funcionários. Para auxiliar você, criamos este artigo com 7 dicas importantes para que você faça uma boa gestão da sua folha de pagamento.

Leia mais »

Nós impulsionamos a sua evolução.

Fale conosco.