Prepare a sua empresa para 2020!

Data

Faltam poucos meses para o fim de 2019 e você já se pergunta como irá preparar a sua empresa para o próximo ano e como ampliará o seu faturamento.

As promessas e os projetos que muitos fazem no Réveillon você também pode fazer para o seu negócio. Que tal começar o quanto antes a traçar o futuro do seu empreendimento? Leia o artigo até o final e descubra uma ferramenta capaz de lhe ajudar a conter gastos e a aumentar o seu lucro!

O instrumento utilizado

Uma análise simples, porém efetiva sobre a situação financeira do seu negócio, baseada nos impostos pagos. Esta feita de forma estruturada, proporciona à empresa uma redução significativa de tributos. A redução do valor em impostos é muito bem-vinda, afinal o dinheiro poderá ser investido no seu próprio empreendimento, para alavancar a sua empresa.

À esta análise damos o nome de PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO!

Planejamento tributário: o que é

As etapas do planejamento tributário passam por diversas fases de análise, e têm como foco a utilização de oportunidades fiscais e mitigação do risco de fiscalização, através de um trabalho realizado no passado, no presente e no futuro da empresa. A investigação consiste nas seguintes etapas: do passado, com a possibilidade de recuperação de créditos e/ou redução do passivo tributário; do presente, analisa-se a tributação atual e a sua correta aplicação, e para do futuro traça-se um plano completo, levando em conta projeções baseadas em dados internos e da Economia.

O planejamento tributário, na prática, é uma ferramenta corretiva. Ele observa o que está sendo feito de forma incorreta, e ajuda o empresário com um exame aprofundado dos seus gastos com impostos e questões legais.

O planejamento tributário é uma parte incluída dentro do diagnóstico empresarial, ferramenta completa e de avaliação do negócio sob todos os aspectos. Aqui são abrangidos, inclusive, o planejamento financeiro empresarial, o planejamento societário e o planejamento gerencial.

Mas vamos focar em apenas um: os impostos. Na prática, o planejamento tributário é mais que uma simples análise. Os últimos cinco anos da empresa são avaliados, examinando possibilidades de recuperação de créditos, redução do passivo tributário e estudo de questões legais.

Estes são apenas alguns dos exemplos práticos do programa tributário construído. Além das questões relacionadas ao passado da empresa, há a revisão de todos os cadastros fiscais e a adaptação destes para solucionar erros e aproveitar oportunidades. A partir deste diagnóstico, monitoramentos e treinamentos são realizados para aplicar todas as modificações.

E para o futuro é o planejamento tributário com vistas a gestão empresarial que demostra a sua importância para o negócio. É através da pesquisa de ganhos e perdas, simulações de diferentes cenários econômicos e também da revisão de cálculos do último ano de tributação que uma projeção é desenhada, para orçar e avaliar o próximo ano sob diversos aspectos.

Como fazer um planejamento tributário

Sabe quando uma coisa é tão metódica que a participação de um especialista é recomendada? É exatamente esse o caso!

Ao fazer uma análise assim é preciso ter em mente que o investimento deve ser em alguém realmente capacitado. Contratar uma assessoria sem conhecer o trabalho que ela faz e como presta o serviço é um erro. Você também deve evitar fazer o planejamento por conta própria, pois ao realizar o exame da sua própria empresa é possível que a emoção ultrapasse a razão e você se equivoque.

Porque aderir a uma consultoria que aplique o planejamento tributário

Os limites do planejamento tributário são inexistentes. A pesquisa que é realizada traz uma base perfeita para o empresário iniciar as mudanças dentro do seu negócio. Ao aderir a análise, o empreendedor estará reduzindo gastos e a sua carga tributária, no final estará pagando aquilo que realmente precisa pagar.

O planejamento tributário ajuda as empresas a aderirem a programas como o Simples Nacional (regime tributário facilitado e simplificado para micro e pequenas empresas que permite o recolhimento de vários tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia), mas todas essas informações e muitas outras são fornecidas quando é aplicada esta análise.
Vale enfatizar que o planejamento tributário auxilia, inclusive, empresas do tipo holding familiar.

Tipos de planejamento tributário

Não existem tipos diferentes de planejamento tributário, o que existem são etapas puladas. O planejamento ideal aborda a empresa e sua história por completo. Com a consultoria correta você garante que todos os passos do planejamento sejam feitos, com base no tipo de empreendimento que você tem. A análise é aprofundada, e trabalha com fatos para construir projeções e traçar planos.

Se você está na dúvida e precisa de exemplos, leia esse artigo . Aqui são mostradas histórias reais de empresas que mudaram completamente após o auxílio da Roma Business Consulting.

Aproveite e faça aqui um teste para saber o que o seu negócio precisa para iniciar muito bem o próximo ano.

Vamos empreender e crescer em 2020! Chegou a vez de a sua empresa ter o sucesso que merece!

Como evitar custos elevados com a sua folha folha de pagamento

Se você ainda fica na dúvida do que fazer com a sua folha de pagamento, saiba que cada empresa tem sua particularidade, e cada funcionário pode ter seu custo, e é muito importante a empresa conhecer todos os aspectos que envolvem o custo dos funcionários. Para auxiliar você, criamos este artigo com 7 dicas importantes para que você faça uma boa gestão da sua folha de pagamento.

Leia mais »

Nós impulsionamos a sua evolução.

Fale conosco.