Revisão de impostos em pequenas empresas, como aplicar a redução de impostos no seu negócio. – Roma Business Consulting

Revisão de impostos em pequenas empresas, como aplicar a redução de impostos no seu negócio.

Revisão de impostos em pequenas empresas, como aplicar a redução de impostos no seu negócio.

 

Autora: Rosane Machado **

 

Os empreendedores acreditam que o volume de impostos pagos no Brasil dificulta o crescimento das novas empresas. A ausência da gestão tributária implica no aumento do número de empresas que fecham as portas nos primeiros cinco anos de existência, apenas 37,8% sobrevivem segundo o IBGE.

A complexidade do sistema tributário nacional (cerca de 30 normas tributárias criadas diariamente), somado ao desconhecimento, a precificação inadequada e a escolha errada pelo regime tributário são itens que dificultam a gestão. Os empresários em algumas ocasiões pagam seus impostos, sem ao menos saber o que estão pagando e sem identificar o impacto disso na sua margem de lucro, dificultando suas finanças. 

No comércio, principalmente o varejista, muitas vezes, não são inclusos no preço de venda o valor necessário para recolher os impostos, o que impacta em alguns casos na geração de prejuízo financeiro.

O empresário recebe as guias para pagamento sem saber por que ou qual a melhor forma de recolhimento, se está certa ou errada a apuração tributária.

Neste sentido, muitas vezes somos procurados para realização de uma revisão tributária, mesmo por empresas de pequeno porte. Inúmeros são os clientes em que aplicamos o diagnóstico fiscal e são identificados problemas relevantes relacionados aos tributos, cerca de 70% a 80%.

Os restaurantes, por exemplo, possuem a base de cálculo reduzida para refeições e muitas vezes por desconhecimento não se utilizam destes benefícios fiscais gerando além de impostos mais altos um risco tributário.

Para a utilização deste e de outros benefícios é preciso conhecer as características tributárias dos itens comercializados, ter a informação e aplicar corretamente a legislação. Sua empresa paga o menor imposto? Conhece e utiliza os benefícios da sua atividade? Se utiliza, tem segurança que é da maneira correta de apuração dos impostos?

Converse com um especialista da Roma e realize um diagnóstico fiscal, no qual será avaliado: a sua estrutura societária; a verificação da tributação incidente nos produtos e serviços; a revisão dos cálculos e apuração dos tributos; a avaliação do regime tributário atual e futuro; serão feitas demonstração de novas alternativas de tributação; avaliação de possibilidade de ganhos tributários.

Diminuir o impacto dos impostos pode ampliar sua lucratividade?

 

** Sobre autora:

É Consultora empresarial, Palestrante, Contadora e Mestre em Ciências Contábeis. Possui larga experiência na área de contabilidade gerencial, com ênfase em gestão estratégica de custos, gestão de riscos e controladoria. Atuou em empresas multinacionais, na área de controladoria. Atuou como professora de graduação presencial e EAD em Universidades como: Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, Centro universitário FEEVALE, Faculdades Monteiro Lobato, entre outras. Foi Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e do Núcleo de Apoio Fiscal- NAF. Participou do grupo de pesquisa Gestão de Tecnologia da Informação (GTI); É autora de artigos científicos e livros na área de contabilidade gerencial e Internacional (IFRS). Atualmente é Diretora de Controladoria da Roma Contabilidade e consultoria, professora de pós-graduação MBAs na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); UNILASALLE; UNIRITER; FAPA e ULBRA, nas áreas de contabilidade gerencial, societária, internacional (IFRS) e Administração Financeira e Palestrante de cursos de curta duração (Extensão) em diferentes instituições, entre elas: ACI, ACIS, SULPETRO e ABRASEL.