Gestão de Preços: mantenha seu foco na LUCRATIVIDADE! – Roma Business Consulting

Gestão de Preços: mantenha seu foco na LUCRATIVIDADE!

Gestão de Preços: mantenha seu foco na LUCRATIVIDADE!

Autora: Rosane Machado*

Um dos principais desafios na gestão é equilibrar os custos e preços de forma a se manter competitivo no mercado e ainda gerar a lucratividade pretendida.

Já dizia Jack Welck (presidente da General Eletric): “estamos na década do valor. Se você não conseguir vender um produto da melhor qualidade pelo menor preço, você estará fora do jogo(…) a melhor maneira de reter seus clientes é imaginar constantemente como lhes dar mais por menos.”

Para permanecer “no jogo” nos tempos atuais, onde a qualidade não é mais um diferencial, mas sim obrigatória e ainda gerar o lucro capaz de manter a operação, deixar os sócios satisfeitos e garantir a expansão do negócio, é tarefa de difícil execução que precisa além de muita habilidade, conhecimento técnico e prático.

É comum queixas dos empresários em relação à falta de folego financeiro para pagar as contas, reflexo muitas vezes da falta de lucro.  Para manter o foco na lucratividade é necessário agir de forma rápida e eficiente seja, no controle dos gastos como no repasse de preço através da mudança de listas ou da transformação do produto (agregando valor).

Neste sentido, preparamos algumas dicas para você manter o foco na lucratividade e gerenciar ainda melhor seus preços:

# Avalie periodicamente o seu lucro mensal gerado por negócio. Seguimentos com baixo lucro precisam ter a estratégia de venda revisada produto a produto.

# Conheça e gerencie a margem de contribuição por negócio/produto. A margem de contribuição é um indicador importante, ela precisa ter seu % superior ao gasto fixo total da empresa + a lucratividade pretendida. Caso algum produto/negócio esteja com a MC abaixo do custo fixo, a sinaleira vermelha deve acender e sua permanecia no portfólio deve ser estudada.

# Embuta no preço sua tributação corretamente. Em muitas avaliações que realizamos o principal problema é a falta de conhecimento em relação a alíquota fiscal de cada item. Produtos diferentes, podem ter tributações diferentes e se você não embutir corretamente no preço quem pagará a conta será você com a redução do lucro.

# Não esqueça de embutir os custos fantasmas ou ocultos. Muitas empresas formam seu preço com base nos custos mais usuais, ou ainda estimativas. Muitos custos são gerados no dia a dia, não sendo usualmente medidos. Fique atendo a custos com retrabalho, financeiro, de entregas especiais, entre outros. Controlar e gerir seus custos é uma arte que precisa ser domina para que quase nada escape do seu controle.

Saiba que, não basta saber vender, é preciso vender com resultado positivo para assim garantir a solidez financeira da sua empresa!

Precisa de ajuda para ampliar sua lucratividade?

Consulte um especialista e conte com o apoio da RomaBC, somos especialistas em gestão de custos e preços.  Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp bit.ly/GRomaBC ou pelo e-mail comercial@romabc.com.br

>>>> Sobre a autora:

** Rosane Machado: É Consultora empresarial, Palestrante, Contadora e Mestre em Ciências Contábeis. Possui larga experiência na área de contabilidade gerencial, com ênfase em gestão estratégica de custos, gestão de riscos, gestão patrimonial tributária e controladoria. Atuou em empresas multinacionais, na área de gestão e controladoria. Atuou como professora de graduação presencial e EAD em Universidades como: Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, Centro universitário FEEVALE, Faculdades Monteiro Lobato, entre outras. Foi Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e do Núcleo de Apoio Fiscal- NAF (projeto em parceria com a Receita Federal). Participou do grupo de pesquisa Gestão de Tecnologia da Informação (GTI); É autora de artigos científicos e livros na área de contabilidade gerencial e Internacional (IFRS). Atualmente é consultora e diretora da Roma Bussiness Consulting, professora de pós-graduação (MBAs) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); UNILASALLE; UNIRITER; FAPA e ULBRA, nas áreas de contabilidade gerencial, societária, internacional (IFRS), administração Financeira e Palestrante de cursos de curta duração (Extensão) em diferentes instituições, entre elas: ACI, ACIS, CIC, SULPETRO e ABRASEL.