Como obter sucesso financeiro em um novo Negócio? – Roma Business Consulting

Como obter sucesso financeiro em um novo Negócio?

Como obter sucesso financeiro em um novo Negócio?

 

** Rosane Machado

 

A vontade de empreender, ampliar a estrutura, se desafiar com novos projetos faz parte da realidade do atual mundo dos negócios. A final, quem nunca teve vontade de empreender? Porém, as oportunidades que surgem no dia a dia das empresas precisam ser cautelosamente estudadas.  Para organizar estas ideias, de um modo que o percurso do novo projeto possa ser traçado de maneira eficiente é necessário a construção de um plano de negócios. Não importa se, trata-se de uma nova empresa, a inserção em um novo produto no mercado ou o desenvolvimento de uma ideia inovadora.

Em todos os casos, o plano irá orientá-lo de forma a proporcionar clareza nas definições que serão tomadas, auxiliando em questões como por exemplo: qual o capital de giro mínimo a ser investido, para que não ocorra endividamento? Qual o nível de estoques recomendado? Em quanto tempo o valor investido irá retornar para o bolso? Qual a melhor estratégia de preços que devo pratica? Qual a forma de tributação mais adequada? Para responder estas questões, o auxílio de um profissional capacitado e experiente faz toda a diferença.

Mas, lembre-se: colocar uma ideia em prática exige além de muita criatividade e esforço, pesquisa, planejamento, execução e um ótimo controle. Pois, só assim o empreendimento pode acontecer de forma a tornar-se viável para o investidor.

 

Converse com um especialista da Roma e crie um plano para o seu empreendimento. Nele será realizado: o levantamento e validação dos dados financeiros; a Projeção, Cálculo e Análise da estrutura de gastos variáveis (Comissões, Custos, fretes e Tributos); e de gastos Fixos (Aluguel, energia e outros); a Projeção, Cálculo e Análise da folha de pagamento gerencial (Por produto, segmento ou unidade de negócio); a Definição dos critérios de rateio e/ou distribuição dos custos; a Construção e avaliação da DRE – Demonstração do Resultado dos últimos três meses; a Construção da DRE – Demonstração do Resultado  projetada para um ano; a avaliação do lucro ou prejuízo futuro da empresa; a Avaliação da Necessidade do Capital de giro; a Projeção do Fluxo de Caixa anual e criação de estratégias; a Criação de Painel de indicadores Econômicos personalizado; o Cálculo e análise do custo real por colaborador, principais cargos e setores; a Criação de um ranking de custo real por colaborador; a Avaliação da margem de segurança operacional e do ponto de equilíbrio econômico.

 

** Sobre a autora:

É Consultora empresarial, Palestrante, Contadora e Mestre em Ciências Contábeis. Possui larga experiência na área de contabilidade gerencial, com ênfase em gestão estratégica de custos, gestão de riscos e controladoria. Atuou em empresas multinacionais, na área de controladoria. Atuou como professora de graduação presencial e EAD em Universidades como: Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, Centro universitário FEEVALE, Faculdades Monteiro Lobato, entre outras. Foi Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis e do Núcleo de Apoio Fiscal- NAF. Participou do grupo de pesquisa Gestão de Tecnologia da Informação (GTI); É autora de artigos científicos e livros na área de contabilidade gerencial e Internacional (IFRS). Atualmente é Diretora de Controladoria da Roma Contabilidade e consultoria, professora de pós-graduação MBAs na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); UNILASALLE; UNIRITER; FAPA e ULBRA, nas áreas de contabilidade gerencial, societária, internacional (IFRS) e Administração Financeira e Palestrante de cursos de curta duração (Extensão) em diferentes instituições, entre elas: ACI, ACIS, SULPETRO e ABRASEL.